Com tão pouco ri-me tanto! mt engraçado!!!
Susana
:)
fico contente com isso! volta sempre!
De fröken a 21 de Setembro de 2007 às 19:44
eles dizem "fántá" em sueco... soa um pouco a "vatten", sim!! Realmente tens de melhorar essa pronúncia se queres continuar na Sverige, ò Pedrito de Portugal!
E por falar em pronúncia vai lá o meu blog ver o que me aconteceu esta semana:(
sim já tinha lido esse post...
... ou lhe andas com um ganda sueco, ou o teu português já tá a fugir mais para o português de emigrante :)
De fröken a 21 de Setembro de 2007 às 18:29
baaaaaaa!!! deves ter aspecto de "gringo" e o empregado pensou que não falavas sueco.!;)Assim dito de repente "vatten" tem um som parecido com Fanta.
De Sinhor troglodita a 21 de Setembro de 2007 às 18:50
Vatten = Fanta gaita... nem em açoreano quanto mais.
e não é a primeira vez que isto me acontece. no outro dia pedi um sumo de "äppelsin" (laranja) e os gajos aparecem-me com um sumo de maçã à frente.
De fröken a 23 de Setembro de 2007 às 20:32
Lógico... äpple = macã, apelsin= laranja
não deixa de ser frustrante querer dizer uma coisa e não ser entendido.
em tempos estava a falar com alguém e armado em chico esperto perguntei:
"Vad heter du?"
e tive como resposta
"Ett äpple"
sim, não pronunciei o H em heter e soou a äter. aqui enganas-te ligeiramente na pronúncia das palavras e pimbas, sai logo uma palavra ao lado :)
ainda dizem q a lingua portuguesa é q é traiçoeira! :)
De fröken a 24 de Setembro de 2007 às 10:56
A pronúncia e a melodia do sueco demora bastante tempo a aprender. Os meus amigos portugueses (que estudavam em Chalmers) aprenderam muito pouco sueco durante o tempo que cá estiveram. Não é toda a gente que tem paciência para estudar sueco. Há pessoas que só querem estar cá uns meses ou um par de anos e talvez não valha a pena aprender sueco. Talvez seja esse o teu caso...
quando se é estudante, e se têm as aulas em inglês, e se consegue viver perfeitamente e falar só com os suecos em inglês, e é preciso perder tempo é a estudar para os exames... é perfeitamente natural sair de cá a saber falar pouco
vou conhecendo bastantes estudantes por aqui e normalmente não lhes preocupa muito aprender sueco. e até é compreensível
De fröken a 26 de Setembro de 2007 às 09:29
Exacto... sem te estar a "despachar" provavelmente para o tempo que vais estar cá em GBG, o periodo do estágio, não vale a pena estar a matar a cabeca com o sueco. Usa as tuas energias para as suecas, Pedrito de Portugal;)
um dos meus objectivos quando emigrei foi aprender uma língua nova... por isso pelo menos tenho de me esforçar, mesmo que não venha a falar grande coisa!
De fröken a 26 de Setembro de 2007 às 10:24
O objectivo é bom mas tendo em conta que o sueco só se fala na Suécia e que só há 9 milhões de habitantes... não é propriamente uma das línguas em que valha a pena apostar. Mas claro, acho que deves aprender o básico, dá sempre jeito. E se realmente pretendes continuar a viver na Suécia depois do estágio então recomendo MESMO que aprendas sueco bastante sueco.
Mas palpita-me que te vais fartar da Suécia até lá...
De fröken a 24 de Setembro de 2007 às 12:27
Misturar "heter" e "äter" é um erro super comum.
"heter" = hêêter; "äter" = ééter
mandar uma cartada