Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007
... descubro uma canção sobre uma rapariga Sueca, que canta sobre a sua vida. Claro está que sendo Sueca:
À parte da letra, a música é requintada e o videoclip apresenta efeitos especiais dignos de um estúdio de Hollywood. Resumindo este trabalho numa palavra: ARREBATADOR.
Pesquisei mais informações sobre a artista mas infelizmente não consegui encontrar. Quaisquer pistas que tenham sobre o seu trabalho ou paradeiro, contribuam nos comentários.
E fica o vídeo. Deliciem-se.
xô zé máikel,
a questão da (S)ueca até é pertinente, pelo facto não estar correctamente escrito.
outro assunto: de facto temos sem dúvida bem mais facilidade em entender o português do brasil, do que os brasileiros têm em entender o nosso português. um exemplo vivo disso são os emigrantes. os portugueses que vão para o brasil vêm de lá a falar com o sotaque brasileiro, os brasileiros que estão em portugal nunca perdem a melodia da seu português do brasil.
outro exemplo vivo: em espanha tive um professor de capoeira brasileiro. contava-me ele que na espanha sempre conseguiu comunicar com as pessoas e percebê-las. da primeira vez que foi a Portugal, surpresa das surpresas para ele, não percebia nada do que as pessoas diziam!
Portugal sempre foi um grande importador de cultura brasileira, o que nos permite não só entender um brasileiro a falar, mas também conhecer muitas expressões. Portugal pelo contrário nunca se deu muito a conhecer e, pior, nem a população brasileira me parecia num passado recente muito interessada em conhecer Portugal, preferindo continuar a ter a velha imagem do padeiro de bigode chamado Manuel. (fora de contexto: a ver se um dia destes faço um post sobre um livro para iniciação ao português do Brasil que encontrei aqui na Suécia. se me esquecer reavivem-me a memória) mas acredito que a situação esteja a mudar lentamente. como o Bruno referiu a internet é um bom motor para tal mudança ocorrer. e a recente onda de imigração de brasileiros em Portugal também é um factor a meu ver decisivo. não só porque há mais brasileiros em contacto com a cultura portuguesa, mas também porque estes brasileiros vão difundir algo da nossa cultura no Brasil, e ainda porque provavelmente mais brasileiros se vão interessar pela nossa cultura, e porventura estar mais atentos.
como nota final: não Zé, este blog não é o blog de um português na Suécia SÓ com leitores brasileiros.
apesar de a população do Brasil ser bem superior à de Portugal, as estatísticas do blog dizem que recentemente apenas existe 1 leitor do Brasil por cada 4 de Portugal.
cumprimentos!
De
Zana a 28 de Setembro de 2007 às 16:47
PORTUGUESISSIIIIIMAAAAAAAAAA k sou!...
E ja te disse num destes dias k... gosto gosto gosto deste blog
mandar uma cartada