Sinto-me preconceituoso na Suécia quando...
... alguém me diz:
- Pedro, a Suécia é dos países do mundo onde morrem menos pessoas por casos de SIDA.
E eu respondo:
- É normal... Quando sabem que estão infectados correm logo é a suicidar-se.
(Originalmente publicado a 4 de Setembro de 2007)
De Nuno Aer a 1 de Setembro de 2008 às 14:45
Ao menos as pessoas lá parecem ser educadas, ao contrário do que se passa por aqui... Talvez seja também pelo sítio onde vivo, mas a Suécia parece ser um lugar mais agradável para se viver! Ou talvez não!
Só o pode dizer quem já lá esteve...
é diferente... muito diferente...
melhor ou pior? apesar de todas as coisas boas só te sei dizer que não é fácil lá viver
De Nuno Aer a 1 de Setembro de 2008 às 23:59
Será que é indiscrição perguntar porquê?
Não sei, talvez seja complicado termos que nos adequar a novos costumes, diferentes dos nossos, e também as saudades da família, mas... não será melhor uma sociedade mais educada? Uma sociedade mais ordeira? Uma sociedade onde se dá real valor à igualdade?
Ou afinal a Suécia não é esse paraíso que eu julgo?
a Suécia é um lugar óptimo. Há justiça. Há respeito. Há civismo. Há tolerância.
O problema é que é um país demasiado perfeito. Tudo anda a horas. Tudo corre bem. Não se ouve barulho nem nas grandes cidades.
Eu, simplesmente, não nasci assim. E tudo isto, que inicialmente parece perfeito, perde o encanto à medida que uma pessoa começa a "ressacar" da forma de vida que está habituada a ter em Portugal.
É claro que isto até é tudo suportável. Mas depois vem o céu cinzento, os dias curtos, o clima pesado, o frio e as pessoas distantes que fazem com que toda a "ressaca" cultural ainda se acentue mais...
O perfeito é sempre o equilíbrio... E olha que a Suécia está longe de o ter ;)
Diria que se a Suécia fosse uma pessoa, seria uma pessoa maníaco-obcessiva pela organização perfeita, depressiva... e a sério, não queiras conversar com ela, porque é chata comó catano... Mas quando a conheceres, começa a ter uns certos encantos
E é assim... eu gosto :) E é fácil ter uma grande simpatia por ela. Mas é bastante difícil, na minha opinião, viver uma vida inteira com ela... Tem um feitio complicado ;)
De Nuno Aer a 2 de Setembro de 2008 às 00:37
Uma descrição excelente, a meu ver, para quem não a conhece. Mais uma vez parabéns pela excelente forma de escrever.
Talvez realmente não seja assim tão boa... Como eu tenho um fraquinho pelos países nórdicos, talvez prefira a Finlândia! Não deve ser tão perfeita como a Suécia, mas de certeza melhor que Portugal.
O que me lixa mais nas pessoas portuguesas é a hipocrisia do conservadorismo, a intolerância e a falta de civismo das pessoas, principalmente as mais jovens (sinceramente tenho vergonha de ser identificado como o resto dos jovens portugueses).
Até ter a independência que me permitirá escolher o meu destino, vou continuar a sonhar com um Portugal que parece utópico, mas que tenho esperanças que se torne real...caso contrário, vou para a Suécia!
De
Jo a 3 de Setembro de 2008 às 08:55
é o que eu sinto em relaçao à Bélgica... quem nasce habituado à confusão e em certa parte, um pouco de anarquia, gosta nos primeiros tempos de paises super organizados como Bélgica, Suécia... mas algum tempo depois, apercebes-te que o teu lugar é mesmo no meio da confusão e que um pouco de desorganização não faz mal a ninguém... mas não levem isto já para politicas e blablabla porque não é a isso que me refiro...
Mas, por exemplo, aqui, durante a semana, não se faz nada... os cafés que estao abertos fecham por voltas das 23h... a noite ao fim-de-semana começa às 23h... a meia-noite ja as discotecas estão cheias! Ao domingo está tudo fechado, incluindo Shoppings... A ultima sessão de cinema é por volta das 23h...
Tipo, por um lado, até acho bem, porque para nós nos divertirmos teriam que estar outras pessoas a trabalhar até tarde e ao domingo... mas por outro lado, se cresces habituado a esse ritmo, torna dificil adaptares-te a este ritmo... E já lá vão 3 anos... mas parece que cada vez custa mais..
Pedro,
obrigada pela resposta, pelo link e obrigada por mais este momento de fantástico humor.
:)
Adicionei-te como amigo; espero que não te importes.
da minha parte obrigado pela mensagem :)
vá... desta vez não levo a mal q me tenhas adicionado como amigo ;P
É sempre bom quando nos cruzamos com algo na nossa vida que nos faz rir. É o caso deste blog. Parabéns pela escrita. Obrigado pelo sorriso.
Olá!
É sempre bom saber que se está a escrever para pessoas que apreciam o produto final :)
Obrigado pelo teu sorriso!
De Luis a 29 de Agosto de 2008 às 15:47
oi pedro... Olha obrigado pelos momentos de boa disposição, digo que consumi o teu blog todo... e que adorei, devias escrever um livro sobre esta tua vida. Um abraço e boa sorte para o resto da tua vida!
hmmmm... blog recente não?
obrigado pela mensagem!
De Keratina a 29 de Agosto de 2008 às 12:14
Ontem li o blog de fio a pavio e gostei muito.
A Suécia não é definitivamente um lugar para eu viver.
Só é pena as reposições...queria tanto que a aventura tivesse continuado.
Beijokas
olá Keratina!
As reposições foram só no mês de Agosto... em Setembro há novos posts! ;)
De sara a 29 de Agosto de 2008 às 11:46
Olá, passei só para dizer que adoro este blog.
O seu amigo indiano, é na realidade e com todo o respeito: um cromo!
De
Emanuel a 29 de Agosto de 2008 às 12:17
Olá, vi ontem o seu blog nos destaques e por curiosidade cliquei...acontece que o li todo!!! E ainda cheguei a casa e mostrei-o de novo à minha irmã que tb o leu todo!
É sem dúvida um dos blogs mais divertidos que já li, lê-se muito bem, é interessante ao mesmo tempo, e...os amigos indianos definitivamente...são das melhores partes.
Os meus parabéns. Só espero que a aventura continue por muitos e muitos posts...
abraço
olá Emanuel! Com q então a "envenenar" a própria irmã?! isso não se faz ;P
Muito obrigado pelo comentário e... vamo-nos vendo por aqui ;)
Na verdade não concordo... O meu amigo Indiano é simplesmente Indiano. Educação diferente, forma de pensar diferente ;)
mandar uma cartada